A graça de ser humano

Por ser jornalista, a vida me permitiu já estar perto de astros mundiais, fotografar Presidentes da República e até conversar com ídolos de milhares de pessoas. Sem dúvida, todas essas ocasiões foram experiências que não sairão da memória. Mas, com raríssimas exceções, esses encontros se limitaram ao aspecto profissional, ainda que fossem personalidades gigantes.


Sabe aquela sensação de estar diante de alguém tão grande que parece que você está lidando com um personagem? Aliás, na maioria das vezes até é mesmo. A falta do aspecto humano, por mais que se tente quebrar o gelo, faz muita falta. 

Hoje minha experiência foi exatamente oposta e acabou sendo uma troca de energia tão positiva que fica difícil mostrar isso em palavras. Sempre admirei pessoas que lutam contra tudo e contra todas as perspectivas negativas sem perder o brilho nos olhos. Jamais escondi isso de ninguém.

Para quem não conhece o casal Rômulo e Mirella, eles são responsáveis pelo canal do Youtube Travel and Share. Sim, supere preconceitos e avance uma casa. No youtube você encontra muita coisa boa e sem medo de arriscar, esses caras produzem um dos melhores conteúdos que por lá existe.

Ainda que tudo que eles façam diante das câmeras seja muito bom, acho que seria minimizar demais o que eles passam para quem começa a acompanhar de perto suas aventuras ao redor do planeta. Quando passei a seguir o que eles faziam, achava que estava encontrando mais um canal de viagem, mas estava totalmente enganado.


O Travel and Share é na verdade uma daquelas joias que se encontram na internet, que servem para te dar alegria, levar esperança, descontração, mas principalmente ser fonte de inspiração. Não é que após assistir seus vídeos você pegará seu carro e sairá por aí desbravando o mundo. Não, esse nunca foi o meu sonho e até hoje não é. Apesar disso, ele é capaz de te dar um empurrão, te mostrar que você é capaz de superar as dificuldades, ainda que nem você acredite nisso.

Neste sábado (25), tive a oportunidade de encontrar com esses caras. Primeiro assisti sua palestra e de cara eles conquistaram a mim (e tenho certeza que a grande maioria daqueles que lotavam o salão) por um simples ato que antecedeu o início do papo. Eles admitiram estar nervosos, ansiosos, mas felizes por estarem diante de tanta gente que foi até ali ouvir o que eles tinham pra dizer. Que felicidade de estar diante de seres HUMANOS.

Ao final do evento, tive a oportunidade de ir ao encontro dos dois. Como disse antes, tenho a experiência de estar diante de grandes astros e ter a total noção de que para aquela pessoa sou um grande desconhecido, ainda que eu saiba de muitos detalhes de sua vida. Automaticamente me policiei, como sempre faço, para saber ser compressível caso a pessoa do outro lado esteja meio travada por estar diante de um estranho. Cabe a mim fisgar o melhor do encontro e quem sabe ganhar a confiança de quem está me conhecendo para que ela se abra e deixe seu lado pessoal vazar.

Com eles nada disso foi preciso! De cara descobri que aquele casal que assistimos nos episódios era exatamente o que estava ali, batendo papo e conversando comigo e minha esposa. Que vontade de puxar a cadeira, pedir um petisco (ou um sorvete) para que aquele papo rendesse horas, pois isso daria para ser feito facilmente. Claro que não deu pra fazer isso, afinal de contas, outras centenas de pessoas gostariam de estar ali naquele momento e não seria justo tomar o tempo deles de maneira egoísta.

Pra mim a grande lição que fica dessa oportunidade é (além de todas as outras que vemos no livro de sua autoria e na palestra) é que como é bom SER HUMANO. Por mais que saibamos que para os dois, essas viagens são trabalhos, foi bom demais descobrir que eles deixam sua alma e o que nos entregam é algo 100% espontâneo e verdadeiro.

Rômulo e Mirella, obrigado por todos os ensinamentos. Tenham certeza que a missão de vocês por aqui é muito bonita e importante, ainda que vocês estejam só agora vendo a dimensão do que fazem por aí.

Parabéns por tudo, mas principalmente por serem HUMANOS!  Sem dúvida, a estrada dá tudo que você precisa, mas vocês também estão devolvendo isso para os milhares de admiradores que conquistaram ao longo dos anos com juros altíssimos! Sigam em frente com mais vídeos e mais histórias!


CONHEÇA O CANAL DO TRAVEL AND SHARE - CLIQUE AQUI

LIVRO - A ESTRADA DÁ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA


Texto publicado em agosto de 2018


3 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Grey Spotify Ícone
  • Cinza ícone do YouTube